Questionar independência do Judiciário faz parte de cartilha autoritária, diz especialista

Publicidade

  • Leandro Prazeres
  • Da BBC News Brasil em Brasília

Crédito, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Legenda da foto,

Nos últimos anos, presidente e Poder judiciário tiveram diversos conflitos

Nos últimos anos, o Brasil experimentou uma série de conflitos entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o Poder Judiciário, personificado na figura dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A pouco mais de seis meses das eleições presidenciais, o vice-presidente de programas da organização sem fins lucrativos Freedom House, Gerardo Berthin, alerta que os questionamentos sobre a independência do Judiciário fazem parte de uma espécie de “cartilha” usada em regimes autoritários.

“Questionar a independência e a neutralidade do Judiciário faz parte da cartilha quando você está fortalecendo um regime mais autoritário”, disse Berthin em entrevista à BBC News Brasil.

Berthin é especialista em governança democrática e atua na Freedom House, em Washington, DC (EUA). A instituição é uma organização não-governamental de viés liberal que faz o monitoramento do ambiente democrático em 185 países. Um dos seus produtos mais conhecidos é o relatório “Liberdade no Mundo”, divulgado anualmente.

Publicidade

O relatório analisa quão livres são os países, com base em critérios como direitos civis e políticos e liberdade de expressão. As notas vão de 0 a 100 – quanto maior a pontuação, mais livre é o país.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade