Ratanabá: arqueólogo explica porque lenda de ‘cidade perdida na Amazônia’ não faz sentido

Publicidade

  • André Biernath – @andre_biernath
  • Da BBC News Brasil em Londres

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Boato defende que civilização teria construído ‘capital do mundo’ na Amazônia há 600 milhões de anos, quando não existiam nem os dinossauros

Nos últimos dias, a suposta descoberta de Ratanabá, uma civilização secreta no coração da Amazônia, se espalhou com grande velocidade pelas redes sociais.

De acordo com as postagens, que viralizaram no TikTok, no Twitter e no Instagram, a cidade seria “maior que a Grande São Paulo”, era “a capital do mundo” e “esconde muita riqueza, como esculturas de ouro e tecnologias avançadas de nossos ancestrais”.

Algumas teorias da conspiração foram além e disseram que a descoberta ajudaria a explicar “o verdadeiro interesse de dezenas de homens poderosos na Amazônia” e até o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira.

Publicidade

Essas informações, porém, não fazem o menor sentido. “Tudo isso é um delírio”, avalia o arqueólogo Eduardo Goés Neves, professor do Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Laboratório de Arqueologia dos Trópicos do Museu de Arqueologia e Etnologia da mesma instituição.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade