Mundo

Roe x Wade: Barroso diz que decisão da Suprema Corte dos EUA é ‘grande retrocesso’ e avalia que não há ‘clima’ no Brasil para STF decidir sobre aborto

Curso Código Milinário

  • Nathalia Passarinho
  • Da BBC News Brasil em Londres

Crédito, Brazil Forum

Legenda da foto,

“Considero um grande retrocesso aos direitos das mulheres”, diz Barroso sobre decisão da Suprema Corte dos EUA

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, disse à BBC News Brasil neste sábado (25/6) que a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de reverter decisão que garantia o direito do aborto no país é um “grande retrocesso ao direito das mulheres”.

“É uma decisão contra-majoritária que impõe uma agenda conservadora numa sociedade que já havia superado esse problema”, afirmou o ministro, que está na Inglaterra para participar do Brasil Forum UK, evento organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido.

“Considero um grande retrocesso aos direitos das mulheres”, completou Barroso, em entrevista à BBC News Brasil.

Por seis votos a três, os ministros da Suprema Corte dos EUA derrubaram o precedente Roe vs Wade, em vigor há 49 anos, que estabelecia o direito constitucional das mulheres à interrupção da gestação. Com isso, o aborto pode se tornar ilegal em 22 Estados americanos onde há legislações locais, prestes a entrar em vigor, que restringem o acesso ao procedimento.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo