Sob risco de ataque aéreo russo, cidades ucranianas tocam sirenes

Publicidade

[ad_1]

Sob o risco de ataque aéreo russo, autoridades de segurança da Ucrânia dispararam sirenes de alerta em ao menos três cidades, sendo uma delas a capital Kiev.

O mais recente aviso foi acionado em Chernihiv. As forças de segurança ucranianas recomendaram que os moradores da cidade procurem abrigo em bunkers. A informação é da emissora local Canal 24.

Em um ataque mais cedo, 47 pessoas foram mortas. Os trabalhos de resgate tiveram que ser suspensos devido ao forte bombardeio, de acordo com os serviços de emergência locais.

Um bombardeio aéreo russo atingiu área residencial de Kiev, e matou pelo menos sete pessoas, dentre as quais duas crianças, no início da tarde desta sexta-feira (4/3), pelo horário de Brasília.

Publicidade

O ataque com míssil atingiu a vila de Markhalivka, a cerca de 10 km da periferia sudoeste da capital. Essa é uma área rural, mas bastante habitada.

Segundo agências internacionais de notícias, moradores deixaram as casas às pressas. Após a investida, várias residências pegaram fogo.

Sirenes disparam

A Ucrânia denunciou que o Exército russo tem planos de executar um múltiplo bombardeio em grandes cidades, na noite desta sexta. Os negociadores que tentam chegar a um acordo de cessar-fogo admitiram que é difícil estabelecer, por parte da Rússia, uma pausa nos ataques.

Sirenes de alerta tocaram em Odessa, no sul do país, e em Kiev, a capital. Enquanto isso, um acordo para cessar-fogo parece cada vez mais distante. A reunião marcada para esta sexta-feira foi adiada.

0

O aviso sonoro disparou no início da tarde desta sexta-feira, pelo horário de Brasília, segundo a imprensa internacional. É um alerta para o risco de bombardeios.

Tropas russas invadiram a cidade portuária de Mykolaiv, no Mar Negro, na Ucrânia. A investida constitui uma tentativa dos russos de dominarem a região sul da Ucrânia.

Outra cidade sob forte ataque é Mariupol, onde as tropas executam bombardeios sem intervalo. Segundo o governo ucraniano, é necessário retirar 200 mil pessoas da província para evitar mortes.

ONU e cessar-fogo

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza uma reunião de emergência após a Rússia cercar e bombardear a maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia.

Os líderes iniciaram o encontro por volta das 13h40 desta sexta-feira, pelo horário de Brasília. Os embaixadores estão preocupados com os riscos que esse tipo de ataque pode trazer, sobretudo em relação à radiação.

A terceira rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia foi reagendada para este fim de semana, de acordo com a chancelaria da Alemanha após um telefonema entre os dois chefes de Estado.

Mapa regiões atacadas Ucrânia
Mapa ilustra os locais onde o país foi atacado

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade