TikTok e ‘treta’ com celebridade: como pré-candidatos tentam atrair voto jovem

Publicidade

  • Leandro Prazeres
  • Da BBC News Brasil em Brasília

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

‘As redes sociais são uma espécie de praça onde o jovem está e por onde ele circula’, explica o publicitário Mateus Braga

A pouco menos de seis meses para as eleições deste ano, a maior parte dos pré-candidatos às eleições presidenciais reforça suas equipes e prepara estratégias para atrair o voto do eleitorado jovem, particularmente entre 16 e 24 anos de idade. Entre as táticas que deverão ser usadas por eles estão a aposta no endosso de influenciadores, presença em aplicativos até então negligenciados, como TikTok, e produção de conteúdo que possa viralizar ou virar meme.

Especialistas ouvidos afirmam que os principais desafios para conquistar o eleitorado jovem são: entender a forma como esse público se comunica; ter conhecimento sobre seus principais anseios, estar presente nas redes sociais onde eles se concentram e produzir com linguagem adequada um conteúdo voltado para cada uma dessas redes.

A BBC News Brasil procurou as campanhas dos principais pré-candidatos e pré-candidatas às eleições presidenciais. O critério adotado foi falar com aqueles vêm pontuando nas principais pesquisas de intenção de voto divulgadas nos últimos meses.

Publicidade

As candidaturas contatadas pela reportagem foram de: Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), João Doria (PSDB), Luis Felipe D’Ávila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU).

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade