Mundo

Trump tentou tomar volante do carro presidencial para se juntar a invasores do Capitólio; as revelações do depoimento de ex-assessora

Curso Código Milinário

  • Mariana Sanches – @mariana_sanches
  • Da BBC News Brasil em Washington

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

A ex-assessora da Casa Branca Cassidy Hutchinson, em depoimento no Congresso sobre invasão do Capitólio

Donald Trump sabia que seus apoiadores estava armados quando os incentivou em discurso a marchar até o Congresso dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021, no episódio que terminou com a invasão do Capitólio e cinco mortes.

E o então presidente, ao terminar seu comício, não pretendia voltar à Casa Branca, mas se juntar aos manifestantes no Congresso. Para isso, chegou a tentar tomar o volante do veículo que o conduzia de volta à residência presidencial.

Essas são as principais afirmações de uma ex-assessora da Casa Branca, Cassidy Hutchinson, cujo depoimento sob juramento dado à comissão parlamentar que investiga o episódio de 6 de janeiro se tornou público nesta terça, 28/6.

Segundo Hutchinson, tanto Trump quanto seus auxiliares mais próximos estavam cientes do potencial violento daquela manifestação marcada para acontecer na capital americana, na qual Trump pretendia repetir suas acusações – sem provas – de que as eleições presidenciais de 2020 tinham sido fraudadas e que ele, não o democrata Joe Biden, seria o real presidente eleito do país.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo