Ucrânia terá “continuidade do governo” se presidente for morto

Publicidade

[ad_1]

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, declarou nesse domingo (6/3) que os ucranianos têm um plano para “continuidade do governo” caso o presidente do país, Volodymyr Zelensky, seja assassinado.

“Os ucranianos têm planos sobre os quais não vou falar ou entrar em detalhes para garantir que haja continuidade do governo de uma forma ou de outra”, disse Blinken em entrevista à CBS.

O norte-americano elogiou Zelensky pela “liderança mostrada” durante a guerra contra a Rússia.

“A liderança mostrada pelo presidente Zelensky, que todo o governo tem mostrado é extraordinária, eles têm sido a personificação deste povo ucraniano extremamente corajoso”.

Publicidade

Na semana passado, o chefe do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, informou que um plano para matar o presidente Volodymyr Zelensky foi descoberto e frustrado pelas forças ucranianas.

0

Guerra entra no 12º dia

Domingo, o 11º dia de guerra russa contra a Ucrânia, ficou marcado por mais uma falha na tentativa de cessar-fogo para o deslocamento de moradores em áreas atingidas pelos combates. Em muitos locais, civis estão presos, como na cidade de Mariupol, sem água, luz e aquecimento.

Ucranianos acusam a Rússia de não respeitar o acordo e bombardear áreas residenciais, o que teria impedido a retirada de civis da zona de conflito. Já os separatistas acusam a Ucrânia de não respeitar o cessar-fogo entre os dois países. Essa foi a segunda tentativa de retirar civis da região. A primeira, também frustrada, foi no sábado (5/3).

Um bombardeio da Rússia também deixou oito civis mortos numa área que deveria ser de corredor humanitário, em Irpin, nas proximidades de Kiev. Soldados ucranianos estavam na área próxima a uma ponte neste domingo para ajudar a transportar a bagagem de civis e crianças. No entanto, morteiros foram disparados e uma família morreu, incluindo uma mulher e duas crianças.

A explosão ocorreu neste domingo, quando as pessoas tentavam atravessar uma estrada logo após a passagem da ponte.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade