União Europeia concederá proteção temporária a refugiados da Ucrânia

Publicidade

[ad_1]

Os ministros europeus aprovaram, nesta quinta-feira (3/3), a concessão de proteção temporária aos refugiados que estão fugindo da guerra na Ucrânia.

O anúncio foi feito pela comissária europeia para Assuntos Internos, Ylva Johansson, em seu perfil no Twitter. “Decisão histórica no Conselho de Justiça e Assuntos Internos agora: a União Europeia (UE) dará proteção temporária aos que fogem da guerra na Ucrânia. A UE está unida para salvar vidas!”, escreveu na rede social.

O alto comissariado da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, chamou de “sem precedentes” a decisão. Para Grandi a medida protegerá “milhões de pessoas”.

“A decisão de hoje da UE, de oferecer proteção temporária aos refugiados que fogem da Ucrânia, não tem precedentes. Ele fornecerá proteção para milhões em movimento. Incentivamos sua aplicação rápida e ampla”, escreveu.

Publicidade

Veja a publicação original:

0

 

Ainda não há, entretanto, informações sobre se esta proteção será estendida a outras pessoas, sem nacionalidade ucraniana, que também fogem do conflito.

Uma reunião realizada entre Rússia e Ucrânia nesta quinta-feira (3/3) para discutir o cessar-fogo acabou sem acordo.

Contudo, os países concordaram em criar rotas de fuga, chamadas “corredores verdes”. Esta foi a segunda reunião entre as delegações. Inicialmente, a conversa aconteceria na quarta-feira (2/3), mas acabou adiada. O encontro ocorreu em Belarus, país acusado de facilitar a invasão russa e de executar ataques.



[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade