‘Vendi o caminhão e vim para Portugal’: alta do diesel e inflação levam caminhoneiro a sair do país

Publicidade

  • Felipe Souza – @felipe_dess
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto,

O caminhoneiro Reinaldo Moretti diz ter se mudado para Portugal após constantes altas do diesel e problemas econômicos no Brasil

Aumento no preço do diesel, inflação e consequente queda acentuada do poder de compra. Esses foram os principais motivos que fizeram o caminhoneiro Reinaldo Moretti, de 53 anos, deixar a cidade mineira de Extrema, na divisa com São Paulo, e se mudar para Portugal há sete meses.

“Eu tinha um caminhão no Brasil, mas ele estava me fazendo só afundar em dívidas. Mesmo sem gastar dinheiro à toa e sem ter vícios, eu pagava muito caro pelo diesel e para fazer a manutenção do veículo. Pensei que eu precisava me desfazer do caminhão o quanto antes. Caso contrário, não teria dinheiro nem para reformar o motor dele, que custa em torno de R$ 40 mil”, diz.

Reinaldo não pensou duas vezes antes de trocar de país.

Publicidade

“Eu desanimei e me desfiz do caminhão para vir para Portugal. Usei o dinheiro para pagar todas as contas e dívidas. Depois da venda, fui trabalhar como empregado em uma empresa, carregando leite, até conseguir viajar”, afirma.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade