“Z”, o meme estatal russo que saltou dos tanques para as lojas e ruas

Publicidade

[ad_1]

Com dificuldades na batalha da propaganda no mundo, a Rússia tem isolado sua população de informações sobre a guerra na Ucrânia e está tendo sucesso em promover em seu território um novo símbolo de unidade nacional. A letra Z, que não existe no alfabeto cirílico, virou uma espécie de meme estatal, que começou entre os soldados e está se espalhando na indústria cultural local – além de causar polêmica nas redes sociais mundo afora.

Pinturas com a letra Z (e também com o V) começaram a aparecer em blindados e uniformes dos russos logo antes da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro. O símbolo logo se espalhou entre os combatentes e foi adotado também pelos separatistas pró-Rússia de províncias como Donetsk (imagem em destaque).

Há mais de uma versão sobre o que os russos querem expressar com o Z, que não existe em sua língua, é do alfabeto romano. As forças armadas do país, que entraram na onda de divulgação do símbolo, deram uma breve explicação oficial sobre o assunto. Segundo os militares,  o Z é a inicial da expressão russa “Za pobedu”, ou “За Победу”, que significa “pela vitória”. Já o V, que também aparece nas pinturas, seria uma referência à frase “a missão será cumprida”.

Analistas avaliam que as letras podem ter surgido como uma sinalização militar de identificação para evitar fogo amigo ou para indicar uma localização – mas que viralizou.

Publicidade

Nas redes, críticos de Vladimir Putin enxergam no Z uma variação da suástica nazista. A propaganda russa combate essa versão divulgando postagens com o Z em contextos como a luta dos soldados soviéticos contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial e dizendo que a letra também simboliza a desmilitariZação e a “desnaZificação” que justifica a guerra nas versão oficiais – Entenda por que Putin usa o neonazismo como suposta justificativa para sua ação militar no país vizinho.

Publicação das forças armadas russas em conta no Instagram

Fato é que a Rússia está usando os símbolos como propaganda. Há diversos vídeos nas redes do país com coreografias de russos usando camisetas com o Z. Em lojas, o merchandising com a marca está em roupas, canecas e adesivos.

O pesquisador independente Kamil Galeev, que estuda o nacionalismo russo, explicou no Twitter como o símbolo tem sido usado na mídia estatal, mas também por cidadãos simpáticos ao regime. Na Rússia, a informação oficial é de que não há guerra ou bombardeios de áreas civis na Ucrânia, mas uma operação militar de menor porte, que teria o objetivo principal de proteger ucranianos de origem russa.

“A decisão de Putin, de começar essa guerra, encontra um largo apoio na sociedade russa. Há “Zs” pintados em carros, em lojas, e, que eu saiba, não há ninguém forçando essas pessoas a fazer isso”, escreveu ele.

Em um dos trechos da explicação, porém, o pesquisador mostra como o símbolo é instrumentalizado no exército, onde combatentes formam o Z com insígnias de inimigos abatidos, e uma foto feita em um hospital infantil, no frio, com claros objetivos de propaganda oficial:

Publicidade

O “Z” como marca e produto também aparece em projeções em Moscou e em lojas estatais. Veja:

0

Fora da Rússia, “Z” sobe ao pódio

O atleta russo Ivan Kuliak transformou o “Z” de guerra em assunto mundial no último sábado (4/3), ao subir no pódio da etapa de Doha da Copa do Mundo de Ginástica Artística com o símbolo no peito.

Ele ficou em terceiro lugar e provocou o ucraniano Illia Jovtun, que ficou com a medalha de ouro. Com uma letra Z, feita em esparadrapo branco, ele subiu ao pódio para receber sua premiação.

Kuliak, de 20 anos, não contou com a presença da bandeira de seu país na cerimônia, uma vez que a Rússia sofreu sanções em diversos segmentos do mundo, um delas no esporte.

Por ser a penúltima instituição olímpica a anunciar uma sanção aos atletas russos, a Federação Internacional de Ginástica permitiu com que os competidores daquela nacionalidade participassem da Copa do Mundo. Entretanto, desde de segunda-feira (7/3), eles estarão banidos de qualquer competição.



[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade