Zelensky chama soldados das forças de paz da ONU para reforçar defesa

Publicidade

[ad_1]

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou militares que estava em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) na África e na Europa.

A medida foi anunciada em um decreto publicado nesta quarta-feira (9/3), segundo agências internacionais de notícias.

Na prática, o governo está convocando todas as forças de paz para ajudar no esforço de guerra no país. A Ucrânia vai repatriar soldados e equipamentos, incluindo helicópteros.

0

Trégua desrespeitada

O governo ucraniano voltou a acusar o Exército russo de atacar corredores verdes, que são rotas de fuga humanitárias. A Europa, desde o início da invasão, vive uma crise de refugiados. Somente nas últimas 24 horas, 140 mil pessoas deixaram a Ucrânia.

Nesta quarta-feira (8/3), o governo de Kharkiv informou que a retirada de moradores de Izyum não está ocorrendo por conta dos bombardeios russos ininterruptos.

Em Mariupol, todas as tentativas até agora foram frustradas por causa dos ataques incessantes, apesar do acordo de trégua. A guerra não fica somente no front militar. Russos e ucranianos trocam sucessivas acusações de furarem o cessar-fogo.

A tensão ocorre em meio à reação em cadeia que a guerra causa. Os Estados Unidos proibiram que empresas norte-americanas comprem petróleo russo. A Rússia, irritada, reagiu e proibiu a venda de matérias-primas — o Kremlin ainda vai divulgar quais são exatamente e quais países escaparão do banimento.

Fuga

Em Enerhodar, alguns civis, em sua maioria mulheres e crianças, foram retirados por um corredor humanitário, disse o prefeito. A cidade abriga a maior usina nuclear da Europa, que está sob domínio dos russos.

Moradores de Sumy conseguiram sair pelo segundo dia consecutivo, segundo o prefeito da cidade, em declaração repercutida por agências internacionais de notícias.

O vice-primeiro-ministro ucraniano, Iryna Vereshchuk, disse que as forças armadas russas concordaram em parar de atacar áreas de corredores humanitários das 9h às 21h do horário local (das 4h às 16h no horário de Brasília) desta quarta-feira.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade