Zelensky pede que russos protestem contra ataque à usina nuclear

Publicidade

[ad_1]

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fez um apelo direto aos russos nesta sexta-feira (4/3) para que a população proteste contra a tomada da maior usina nuclear da Europa, localizada em Zaporizhzhia, na Ucrânia.

“Povo russo, quero apelar para você: como isso é possível? Afinal, lutamos juntos em 1986 contra a catástrofe de Chernobyl”, disse, durante discurso transmitido pela televisão, se referindo ao pior desastre nuclear da história.

“Vocês têm que ir às ruas e dizer que vocês querem viver, vocês querem viver na Terra sem contaminação radioativa. A radiação não sabe onde está a Rússia, a radiação não sabe onde estão as fronteiras do seu país.”

Zelensky reforça a ideia de que não é o momento para ficar em silêncio ou em estado de neutralidade. “Você tem que se lembrar do grafite em chamas espalhado pela explosão, as vítimas. Você tem que se lembrar do brilho sobre a unidade de energia destruída, a evacuação”, disse ele. “Como você pode esquecer isso? E se você não esqueceu, você não deve ficar em silêncio.”

Publicidade

Segundo as autoridades de inspeção de usinas atômicas no país, o território da cidade foi ocupado pela Rússia neste mesmo dia.

“O território da central nuclear de Zaporizhzhia está ocupado pelas forças armadas da Federação Russa. (…) O pessoal operacional controla os blocos de energia e garante o seu funcionamento de acordo com os requisitos das normas técnicas e de segurança”, informou o órgão estatal ucraniano, antes de assegurar que não houve mudanças na radiação.

Na noite de quinta-feira (4/3), um incêndio se alastrou pela usina após o ataque das forças russas.

Confira algumas imagens sobre os ataques da Rússia na Ucrânia:

0

 

 

 

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade