A queda de criatividade em adolescentes do mundo que chama a atenção da OCDE

Publicidade

[ad_1]

  • Paula Adamo Idoeta
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Em dez cidades do mundo estudadas pela OCDE, adolescentes demonstraram menos habilidades socioemocionais do que crianças de 10 anos

O que faz com que adolescentes de 15 anos de diferentes cidades do mundo se achem menos criativos, curiosos, persistentes e responsáveis do que crianças de 10 anos? E quais podem ser as consequências disso para seu futuro como cidadãos e profissionais?

Esses temas permeiam um relatório recente da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre essas e outras habilidades socioemocionais, que a entidade diz considerar cruciais para o desenvolvimento presente e futuro de crianças e jovens em idade escolar – e tão importantes de serem estimuladas quanto disciplinas como ciências ou matemática.

Para mensurar essas habilidades globalmente pela primeira vez, a OCDE realizou uma pesquisa em dez cidades: Bogotá e Manizales (Colômbia), Daegu (Coreia do Sul), Helsinque (Finlândia), Houston (EUA), Istambul (Turquia), Moscou (Rússia), Ottawa (Canadá), Sintra (Portugal) e Suzhou (China).

Publicidade

Foram aplicados questionários em estudantes de 10 anos e de 15 anos, a respeito de seus comportamentos, atitudes e preferências, para avaliar se eles enxergavam em si mesmos um conjunto de 15 habilidades socioemocionais: desde responsabilidade e curiosidade até persistência, resistência ao estresse, cooperação, tolerância, sociabilidade, autocontrole e criatividade.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade