Agência atômica perde contato com usinas nucleares na Ucrânia

Publicidade

[ad_1]

A Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA) informou nesta quarta-feira (9/3) que perdeu contato com os sistemas de controle das usinas de Zaporizhzhia, a maior da Europa, e de Chernobyl. Segundo a AEIA, os sistemas são usados para controlar o material nuclear nos locais.

O diretor-geral da AEIA, Rafael Mario Grossi, afirmou estar “preocupado com a perda de contato repentina”. As duas usinas estão sob controle de tropas russas.

O fornecimento de energia e equipamentos de segurança para a usina de Chernobyl foi “totalmente” cortado após mais uma rodada de ataques russos nesta quarta-feira. Sem rede de energia elétrica, os geradores de emergência diesel do local serão suficientes por apenas mais 48 horas.

Mais de 200 técnicos e agentes de segurança estão confinados no local e trabalham há 13 dias seguidos sob vigilância russa.

0

Enquanto isso, o ministro da Energia ucraniano, Herman Halushchenko, acusou as forças russas de torturarem os funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhia.

Segundo Halushchenko, os trabalhadores estão detidos há quatro dias e foram forçados a gravar um vídeo para propaganda russa.

“Há cerca de 500 soldados russos e 50 unidades de equipamento pesado dentro da estação. Os funcionários da estação estão física e psicologicamente exaustos”, afirmou Halushchenko.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade