Maior complexo nuclear da Europa foi danificado em bombardeios

Publicidade

[ad_1]

Se em Chernobyl a segurança da usina está momentaneamente garantida, a situação é diferente em Zaporizizhia, onde está o maior complexo nuclear da Europa. A invasão russa completou 14 dias.

Nesta quarta-feira (9/3), em comunicado divulgado no fim da tarde, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), confirmou que um transformador da usina foi desligado e que parte do sistema de resfriamento foi danificado após a troca de fogo entre forças ucranianas e russas em 4 de março.

Além disso, a autoridade nuclear das Nações Unidas afirmou que perdeu o acesso à transmissão dos dados do sistema de segurança da usina ucraniana sem motivos aparentes.

Publicidade

A agência não confirmou nenhum tipo de vazamento de material radioativo. A usina continua sob o controle de tropas russas. A central tem seis reatores.

Alvo de um bombardeio russo, a usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, pode causar uma tragédia 10 vezes maior que o acidente em Chernobyl, em 1986 – até então a maior catástrofe do tipo –, segundo alertou o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba. A central foi bombardeada pelo Exército russo na noite desta quinta-feira (3/3), pelo horário de Brasília.

A usina de Zaporizhzhia foi cercada em 2 de março. Tropas russas ocuparam o local e tomaram o controle da central nuclear.

0

Chernobyl

O fornecimento de energia e equipamentos de segurança para a usina de Chernobyl está “totalmente” cortado após os ataques russos, segundo informação divulgada pela operadora ucraniana Ukrenergo, nesta quarta-feira.

A central nuclear “está totalmente desconectada da rede de energia elétrica, devido às ações militares dos ocupantes russos. O local não tem mais fornecimento de energia elétrica”, escreveu a operadora no Facebook.

O comunicado explica que os geradores de emergência diesel do local são ligados para fornecer sistemas de energia importantes para a segurança da usina. A produção da energia, porém, será suficiente para apenas 48 horas.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade