“Aqui não vão cair bombas?”, pergunta criança após sair da Ucrânia
[ad_1]
A jornalista Iryna Shev, nascida na Ucrânia e criada em Portugal, publicou nesta quarta-feira (2/3) em seu Twitter um diálogo entre uma criança que tinha entre 5 e 6 anos e sua mãe, após eles terem atravessado a fronteira para a Moldávia.
– Aqui não vão cair bombas?
– Não, meu amor.
– E todos os ucranianos vão sair? Vão para os países amigos da Ucrânia?Perguntava, à mãe, um menino de 5 ou 6 anos, depois de atravessar a fronteira para a Moldávia.
— Iryna Shev (@IrynaShev) March 2, 2022
Shev tem acompanhado de perto a devastação do país em meio aos ataques russos, e compartilha em suas redes sociais as situações que presencia. Na sexta-feira, por exemplo, ela compartilhou um vídeo que mostra milhares de pessoas tentando sair da capital, Kiev, em uma estação de comboios.
Estação de comboios de Kyiv. Milhares de pessoas tentam sair. pic.twitter.com/ZtyAX5yZoV
— Iryna Shev (@IrynaShev) February 28, 2022
Nest quarta, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), informou que 836 mil pessoas fugiram do país desde o início da invasão.
A maioria dos refugiados, cerca de 450 mil, foram para a Polônia, mas a saída ocorre em todas as regiões fronteiriças. Países vizinhos estão acolhendo os milhares de ucranianos em pavilhões improvisados, complexos esportivos e estações de trem.
Imagens a seguir mostram parte da destruição causada no 7º dia de guerra:
Separatistas pró-russos, em uniformes sem insígnias, se reúnem no assentamento controlado pelos separatistas de Mykolaivka (Nikolaevka) e Bugas, na região de Donetsk (DPR) da Ucrânia em 1º de março de 2022Stringer /Agência Anadolu via Getty Images

A população passou a usar estações de metrô para se protegeremAytac Unal/Agência Anadolu via Getty Images

Blindado militar Russo se move ao longo da rua em direção a Kherson, Ucrânia

Separatistas pró-russos, em uniformes sem insígnias, se reúnem no assentamento controlado pelos separatistas de Mykolaivka (Nikolaevka) e Bugas, na região de Donetsk (DPR) da Ucrânia em 01 de março de 2022Stringer /Agência Anadolu via Getty Images

Militares Russos na CrimeaSergei MalgavkoTASS via Getty Images

Cidadãos ucranianos usaram trens para fugirem da guerraOmar Marques/Getty Images

Após prédios destruídos em Kharkiv, russos dizem ter tomado KhersonSergei Malgavko/TASS via Getty Images

O mundo acompanha os desdobramentos do conflito com atenção. O Para Francisco pede pazFranco Origlia/Getty Images
0
[ad_2]
Fonte Notícia