Confira lista de alimentos que ajudam a regular a tireoide

Publicidade

[ad_1]

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, que tem como função principal regular processos metabólicos do organismo.

Os hormônios produzidos pela tireoide colaboram para a funcionamento do coração, cérebro, fígado e rins. Também interferem no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração e no controle emocional.

Quando há alterações na tireoide, a glândula pode atuar de forma exagerada, numa condição que é conhecida como hipertireoidismo, ou pode estar funcionando pouco, em um estado conhecido como hipotireoidismo.

O hipertireoidismo causa sintomas como agitação, nervosismo, dificuldade de concentração e emagrecimento. O hipotireoidismo provoca cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca com coceira, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo.

Publicidade

Alguns tipos de alimentos, como a soja, o açúcar, as farinhas refinadas, os alimentos industrializados e alguns vegetais, como brócolis e couve-flor, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o funcionamento da tireoide.

Para manter a tireoide regulada é importante manter uma dieta equilibrada com alimentos fonte de fibras, iodo, selênio, zinco e cobre.

Veja lista de alimentos que contribuem para o bom funcionamento da tireoide:

Alimentos ricos em zinco

A recomendação de consumo do zinco para adultos é de 15 mg por dia, sendo encontrado principalmente em alimentos como castanhas, nozes, amendoim, sementes de abóbora, ostras, carne vermelha, frango, feijão e cereais integrais.

Alimentos que possuem iodo

A recomendação de ingestão mínima de iodo para adultos é de 75 μg por dia e o máximo é de 1,100 µg por dia. As principais fontes de iodo são os frutos do mar, peixes de água salgada, algas marinhas, ovos, cereais, leite e derivados, além do sal de cozinha iodado.

Publicidade

O consumo de 75g de peixe pescada, por exemplo, já atende às recomendações diárias de iodo para um adulto.

Alimentos ricos em selênio

A deficiência de selênio pode contribuir para o surgimento problemas na tireoide. A recomendação de ingestão desse mineral para adultos é de 55 µg/por dia e as principais fontes dele são ovos, carnes, frutos do mar, cogumelos, castanha do Pará e cereais.

Veja na galeria as melhores dietas para comer saudável:

0

O consumo de 1 castanha do Pará por dia, por exemplo, atende às recomendações do selênio para um adulto.

Alimentos que possuem cobre

A deficiência de cobre no organismo é rara, pois a quantidade de cobre encontrada nos alimentos costuma ser suficiente para suprir as necessidades que o corpo precisa. Em alguns casos, pode até acontecer o acúmulo excessivo de cobre, que provoca diarreia ou gosto metálico na boca.

Entre as fontes de cobre estão fígado, coentro, amendoim, castanha de caju torrada, castanha do Pará crua e sementes, como a linhaça e o gergelim.

Alimentos ricos em fibras

Existem vários alimentos ricos em fibras. Entre as frutas, prefira maracujá, goiaba, uva, maçã, tangerina, morango e pêssego. E entre as leguminosas feijão-fradinho, ervilha, fava. Sementes como o gergelim e a linhaça também são boas fontes de fibras para a alimentação. (Com  informações do portal Tua Saúde

[ad_2]

Source link

Publicidade