‘Dom entendia complexidade da Amazônia e não by the use of garimpeiros simplesmente como vilões’, relata esposa de jornalista desaparecido

Publicidade

  • Giulia Granchi
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Crédito, Alberto Almendariz

Legenda da foto,

Dom tinha paixões como esportes ao ar livre, como stand up paddle e ciclismo

“O que eu acho que o Dom gostaria é que as pessoas conhecessem a Amazônia que ele conheceu, que ele amava tanto. Afinal, a gente só cuida do que conhece, do que ama — então a proteção viria como consequência”, diz Alessandra Sampaio, esposa de Dom Phillips, o jornalista britânico que desapareceu na companhia do indigenista Bruno Pereira no domingo (5/6), na região do Vale do Javari, no Estado do Amazonas.

À BBC News Brasil, a baiana que é companheira de Dom há quase 10 anos — e ouviu com carinho todas as suas narrações entusiasmadas do que encontrava a cada viagem — conta com orgulho sobre o respeito genuíno dele pelos povos originários, ribeirinhos, ambientalistas, assim como por cada um que cruzou seu caminho.

Alessandra falou com o marido pela última vez na quinta-feira, 2 de junho. Nesse dia, ele avisou que ficaria sem sinal de telefone e só retomaria o contato com ela no domingo, ou, a depender das atividades, na segunda-feira.

Publicidade

“Por isso não me preocupei quando a mensagem que enviei no domingo não chegou. Mas na segunda de manhã recebi um telefonema de um jornalista, que foi o primeiro a me contar a notícia.”

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade