Durante invasão, 25 obras de artista genial da Ucrânia são destruídas

Publicidade

[ad_1]

Ao menos 25 obras da artista ucraniana Maria Prymachenko foram destruídas após a invasão russa da Ucrânia. Acredita-se que os trabalhos tenham sido danificados em um incêndio, no último domingo (28/2), em Ivankiv, na proximidades de Kiev.

O anúncio foi feito no Twitter pelo Ministério das Relações Exteriores ucraniano.

O Cultural Heritage Monitoring Lab at the Virginia Museum of Natural History, instituição que monitora por satélite locais com heranças culturais na Ucrânia, confirmou ao The New York Times que o museu em que estavam as obras foi destruído. Pelas redes sociais, moradores da região confirmaram o relato.

0

A artista

Primachenko nasceu em Bolotnya, cidade próxima de Chernobyl. Sem uma educação formal em pintura, a artista foi um dos principais expoentes do estilo de arte ingênua e da cultura do país.

Entre suas obras, estão desenhos, pinturas e bordados com representações do cotidiano e do folclore ucraniano. A maior parte dos seus 650 trabalhos estão no Museu Nacional de Arte Decorativa Folclórica de Kiev.

Publicidade

As obras de Primachenko foram reconhecidas internacionalmente. Após visitar uma de suas exposições em Paris, Pablo Picasso disse “Eu me curvo perante o milagre artístico dessa ucraniana brilhante”.

A Unesco declarou 2009, ano em que a artista completaria 100 anos se estivesse viva, como o ano de Maria Prymachenko.



[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade