Guerra na Ucrânia: Brasil depende mesmo dos fertilizantes russos?

Publicidade

[ad_1]

  • Thais Carrança – @tcarran
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

País importa 85% dos fertilizantes que utiliza e Rússia responde por 23% das importações. Potássio é o que mais preocupa e ‘certamente vai haver desabastecimento mundial’ desse nutriente, dizem analistas

“Para nós, a questão do fertilizante é sagrada.” Assim o presidente Jair Bolsonaro (PL) justificou no domingo (27/2) a opção do Brasil por uma posição “de equilíbrio” na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Enquanto isso, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem repetido que ainda não há motivo para pânico com relação à oferta de fertilizantes e que o país tem alternativas no mercado para recorrer e estoques para chegar à próxima safra — que começa a ser plantada em outubro.

Mas qual é de fato o grau de dependência do Brasil dos fertilizantes russos? E isso foi sempre assim ou é um fenômeno recente?

Publicidade

Existem mesmo outras fontes de importação, caso o comércio com a Rússia venha a ser interrompido devido às sanções impostas ao país euroasiático? E a produção nacional, pode ser ampliada para suprir as necessidades do setor rural?

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade