manter relação com Rússia é financiar guerra

Publicidade

[ad_1]

O encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, agradeceu nesta terça-feira (1º/3) o gesto do presidente Jair Bolsonaro (PL) de concender visto humanitário para refugiados ucranianos, mas cobrou sanções mais duras do Brasil, como cessar os negócios com a Rússia, como outros já fizeram.

“Apelamos a todos para cortar todos os laços comerciais com a Rússia. Todos os laços. Fazer negócios com a Rússia agora significa financiar agressão, crimes de guerra, desinformação, ataques cibernéticos e mesmo o líder russo Vladimir Putin”, afirmou.

No domingo (27/2), o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou a conversa que teve com o presidente russo, Vladimir Putin, durante visita a Moscou há duas semanas. Bolsonaro evitou fazer críticas a Putin e mostrou preocupação com os fertilizantes importados da Rússia.

Temos negócios em especial com a Rússia, o Brasil depende de fertilizante. Estive falando há pouco com o presidente Putin por mais de 2 horas de conversa, tratamos de muita coisa, a questão dos fertilizantes foi o mais importante. Tratamento do nosso comércio. Lógico que ele falou da Ucrânia, mas eu me reservo o direito de não entrar em detalhes da forma como vocês gostariam”, afirmou Bolsonaro.

5,7 mil soldados mortos

Publicidade

Atualizando as perdas russas, Anatoliy Tkech disse que as perdas russas, entre mortos e feridos já chegam a 5,7 pessoas.

“Até agora as perdas da Rússia foram 5.700 pessoas, entre mortos e feridos, 200 presos […], ressaltou ele. No sábado (26/2), Anatoly Tkach disse que cerca de 3,5 mil soldados russos foram mortos durante os combates.

Posição na ONU e ausência de contato

Questionado se o governo brasileiro ou o Itamaraty havia o procurado para oferecer apoio, ou ajuda humanitária, Tkech negou, mas sem citar nomes, disse que mantém contato com lideranças políticas brasileiras.

O diplomata agradeceu a governos estaduais, como São Paulo e Curitiba, que se prontificaram a ajudar a nação que sofre com ataques e bombardeios pelo quinto dia seguido.

Durante a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada nesta sexta-feira (25/2), o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Silva, condenou os ataques russos e disse que o mundo “precisa se livrar da guerra e que a paz e a lei internacional precisam prevalecer”.

Publicidade

“A posição na ONU é muito importante para qualificar as ações da Rússia como inapropriadas e gostaríamos de ter uma posição mais clara e mais certa do governo do Brasil, não só na ONU”, disse Tkach.

“Na ONU, ainda não vai resolver o problema. Queremos resolver os problemas já, porque estamos perdendo pessoas, militares e civis. A nossa intenção é terminar a guerra o mais rápido possível”, completou o diplomata.

 

 

0

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade