Mundo

O misterioso portal para as estrelas construído por rei indiano há 300 anos

Curso Código Milinário

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

As esculturas do observatório astronômico Jantar Mantar de Jaipur, na Índia, podem medir a posição das estrelas e dos planetas, calculando a hora com precisão

Uma semana antes do equinócio da primavera, era uma tarde quente e sem nuvens. A hora talvez não fosse a melhor para aventurar-se na paisagem da cidade de Jaipur — a capital do Estado indiano do Rajastão, em meio ao deserto — mas era perfeita para medir o tempo com as sombras moldadas pelo Sol.

Caminhei a passos largos pelo frenesi do Johri Bazaar — o principal mercado de Jaipur —, passando pelas suas paredes de coral, treliças delicadas e arcos mogóis, enquanto me encaminhava ao Jantar Mantar, o misterioso portal indiano para as estrelas.

À primeira vista, esse complexo ao ar livre, repleto de estranhas paredes triangulares e escadas que não levam a lugar nenhum, parece fora de lugar. Ele não tem a ornamentação do Palácio da Cidade que o rodeia, nem a complexidade do respeitado templo Govind Dev Ji e do Hawa Mahal (Palácio dos Ventos), nas suas proximidades.

Mas esse local — uma coleção de 20 esculturas científicas conhecidas como yantra, com 300 anos de idade, que podem medir as posições das estrelas e dos planetas, calculando o tempo com precisão — haviam me deixado perplexo desde a infância aqui em Jaipur, quando as estruturas pareciam versões gigantescas dos instrumentos delicados do meu kit de geometria da escola.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo