O que a Bíblia diz sobre o aborto

Publicidade

  • Edison Veiga
  • De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

“Na verdade, não há base, não há fundamento para invocar a bíblia a favor dessa restrição (aborto)”, diz especialista

Discussões sobre a legalização ou não do aborto muitas vezes dividem religiosos fundamentalistas e aqueles que defendem um Estado laico e o pleno exercício das liberdades individuais. Base para boa parte das religiões ocidentais, a Bíblia Sagrada quase não aborda o tema — quando o faz, é de forma indireta, o que permite também uma vasta gama de interpretações.

Duas passagens costumam ser citadas por religiosos para justificar a ideia de que uma interrupção voluntária da gravidez seria um ato pecaminoso e contrário à vontade de Deus. Ambas constam do Antigo Testamento, isto é, a metade da escritura que remete ao período anterior ao nascimento de Jesus.

Logo no início do livro do profeta Jeremias, escrito provavelmente no século 7 a.C., o autor se apresenta e então introduz as palavras que lhe teriam sido ditas pelo próprio Deus. E principia o discurso ressaltando que ele lhe afirmou que “antes que te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da mãe, te santifiquei”.

Publicidade

Já nos Salmos, o maior dos livros que compõem a Bíblia, há outra referência a essa vida que existiria antes mesmo do nascimento. No cântico de número 139, o autor louva a Deus e diz que “os teus olhos viram o meu corpo ainda informe”. “E no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”, prossegue.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade