Publicidade

Olavo de Carvalho: morte de escritor é ‘grande revés’ para o bolsonarismo, diz pesquisador alemão

[ad_1]

  • Matheus Magenta
  • Da BBC News Brasil em Londres

Crédito, João Fellet

Morto aos 74 anos, o escritor Olavo de Carvalho era considerado o guru do bolsonarismo, movimento formado por milhões de eleitores que dão sustentação popular ao governo de Jair Bolsonaro.

Para especialistas, Olavo conseguiu tanto fomentar o surgimento da nova direita brasileira nas últimas duas décadas quanto fornecer suas bases ideológicas

Qual será então o impacto da morte de Olavo para o movimento bolsonarista? “É um grande revés para o bolsonarismo porque ele dependia totalmente de Olavo, que não estava exagerando ao dizer que o que possibilitou o fortalecimento da nova direita e a eleição de Bolsonaro foi a guerra cultural de formiguinha que ele vinha fazendo desde meados dos anos 1990”, afirma o pesquisador alemão Georg Wink, brasilianista que dirige o Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Copenhague (Dinamarca) e foi professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para ele, a morte de Olavo muda completamente o cenário porque essa linhagem de pensamento no Brasil, de teor cristão e reacionário, sempre dependeu de um porta-voz, como Plínio Salgado e o integralismo (movimento popular brasileiro com ligações com o fascismo) que praticamente se desfez com sua morte. Outro nome associado por Wink a essa corrente é Plínio de Oliveira Correia, fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP).

[ad_2]

Fonte Notícia