Os interessantes detalhes revelados por fotos e pinturas da rainha Elizabeth 2ª

Publicidade

  • Holly Williams
  • BBC Culture

Crédito, Alamy

Legenda da foto,

A rainha Elizabeth 2ª retratada por Andy Warhol

Quando Cecil Beaton fotografou a rainha Elizabeth 2ª para celebrar sua coroação, em 1953, tudo correu conforme o esperado: com toda a pompa, portando o orbe, o cetro, a coroa e os mantos, com seu trono dourado imponente em meio à grandiosidade da abadia de Westminster…

Na verdade, não foi assim. O cenário da foto é falso – uma simples imagem do local onde ela foi coroada rainha. A fotografia, na verdade, foi tirada em uma sala do Palácio de Buckingham, com a abadia de Westminster representada por um pano de fundo: um cenário no qual a rainha desempenhou o seu papel.

Olhando para a fotografia hoje, ela parece um tanto inconsistente – uma imagem de conto de fadas, com um pano de fundo que praticamente poderia ter saído de um dos primeiros desenhos animados da Disney, pintados à mão. Mas é também o cenário perfeito para a monarca que passou a vida sendo fotografada e pintada. Sua própria irrealidade a eleva e a protege.

Publicidade

Depois de posar para centenas de retratos oficiais e de incontáveis obras de arte extraoficiais inspiradoras, Elizabeth 2ª permanece impenetrável: a pura interpretação de um papel.

Fonte Notícia: www.bbc.com

Publicidade