Por que se deslumbrar com o mundo pode ajudar memória e nos deixar mais generosos

Publicidade

[ad_1]

  • David Robson*
  • BBC Worklife

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Deslumbramento pode melhorar memória, aumentar a criatividade e reduzir ansiedade

Sempre que Ethan Kross entra em um ciclo mental de preocupação e pensamentos negativos, ele caminha cinco quadras até o jardim público do seu bairro para contemplar uma das magníficas árvores do local e o incrível poder da natureza.

Se não puder ir até o jardim, ele passa alguns momentos pensando sobre as fabulosas possibilidades oferecidas pelas aeronaves e pelas viagens espaciais. “Fico pensando em como nós estávamos tentando acender fogueiras, apenas alguns milhares de anos atrás, e agora podemos aterrissar com segurança em outro planeta”, afirma ele.

O propósito, neste caso, é evocar o deslumbramento – que ele define como “a maravilhosa sensação de encontrar algo que não podemos explicar facilmente”.

Publicidade

Os hábitos de Kross são baseados em evidências científicas. Como professor de psicologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, ele sabe que as sensações de deslumbramento podem ter influência muito profunda sobre a mente – aumentando nossa memória e criatividade, além de nos inspirar a agir de forma mais altruísta com relação às pessoas à nossa volta. Eles podem também ter profundo impacto sobre a nossa saúde mental, permitindo colocar nossas ansiedades em perspectiva.

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade