Saúde

Que nostalgia! Estudo mostra que olhar fotos antigas alivia dor física

Curso Código Milinário

[ad_1]

Para algumas pessoas, rever fotos antigas e recordar momentos especiais do passado desperta um sentimento reconfortante, uma nostalgia boa.

Um estudo feito por pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, publicado nesta segunda-feira (28/2) no jornal de neurociência JNeurosci, mostra agora que este hábito também pode ser usado como uma terapia sem a necessidade de medicamentos para aliviar a dor.

De acordo com o artigo, a nostalgia diminui a atividade em áreas cerebrais relacionadas à percepção de dor e as classificações subjetivas de dor térmica.

Imagem mostra que a atividade cerebral das áreas envolvidas na percepção da dor é significativamente menor após a visualização de imagens nostálgicas

Os cientistas mediram a atividade cerebral dos participantes do estudo com exames de ressonância magnética funcional (fMRI) enquanto eles observavam imagens de uma infância comum, como um doce popular, um programa de TV de desenho animado e um jogo de recreio.

Um novo conjunto de imagens, desta vez atuais, foi apresentado posteriormente. As imagens nostálgicas reduziram significativamente as classificações de dor feitas a partir dos relatos dos voluntários em comparação com as imagens do presente. O efeito mais eficiente foi para dores de baixa intensidade, como a dor de cabeça.

Observar imagens nostálgicas também reduziu a atividade no giro lingual esquerdo e no giro para-hipocampal (identificadas na imagem), duas regiões do cérebro ligadas à percepção da dor.

A atividade no tálamo, uma região do cérebro envolvida na transmissão de informações entre o corpo e o córtex, por sua vez, estava ligada tanto à nostalgia quanto à dor. Os pesquisadores acreditam que o tálamo pode combinar a informação da nostalgia e transmiti-la às vias da dor.

[ad_2]

Source link

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo