Mundo

Guerra na Ucrânia: invasão russa aumenta chance de China atacar Taiwan?

Curso Código Milinário

[ad_1]

  • Edison Veiga
  • De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Quais as chances de a China buscar conquistar Taiwan de volta?

Pelo cenário atual, analistas ouvidos pela BBC News Brasil avaliam que não, que na verdade as peças movimentadas por Vladimir Putin nesse tabuleiro de xadrez global tornam mais distantes o velho sonho chinês de “reanexar” ilha que se proclamou república independente em 1911 e se estabeleceu como uma democracia.

A possibilidade de invasão chinesa tem sido levantada nos últimos dias, principalmente pelo fato de que a China é aliada histórica de Putin. Mas será que esse arroubo bélico da Rússia contra a Ucrânia pode servir de exemplo para o governo chinês?

“O episódio da invasão da Ucrânia pela Rússia nos últimos dias suscita importantes reflexões acerca da possibilidade de que a China faça o mesmo com Taiwan num futuro próximo. Um dos principais objetivos internacionais da República Popular da China é retomar o controle da ilha de Formosa, Taiwan, que juntamente com Hong Kong e Macau, Pequim considera parte indissociável do seu território”, comenta o jurista e cientista político Enrique Carlos Natalino, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Em sua avaliação, o principal, porém, está nas relações internacionais.

[ad_2]

Fonte Notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo