Reino Unido proíbe portos de permitirem acesso a navios russos
[ad_1]
O secretário de Estado dos Transportes, Grant Shapps, emitiu um comunicado para todos os portos do Reino Unido informando a proibição do acesso de qualquer navio russo, em razão dos ataques à Ucrânia.
Shapps anunciou a sanção nesta segunda-feira (28/2) em seu Twitter, dizendo: “Hoje escrevi para todos os portos do Reino Unido para que eles não permitam o acesso de qualquer navio registrado, pertencente, controlado, fretado ou operado pela Rússia”.
“Dado a ação de Putin na Ucrânia, deixei claro que esses navios NÃO são bem-vindos aqui”, escreveu.
Today I’ve written to all UK ports asking them not to provide access to any Russian flagged, registered, owned, controlled, chartered or operated vessels.
Given Putin’s action in #Ukraine I’ve made clear these vessels are NOT welcome here with prohibiting legislation to follow. pic.twitter.com/5pKzfvcbGi
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) February 28, 2022
Decisão foi feita depois que Putin ordenou que militares colocassem equipes nucleares em alerta máximo e a Ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Elizabeth Truss, anunciou um novo pacote de sanções financeiras contra a Rússia.
A Football Association (entidade que controla o futebol na Inglaterra) também afirmou que o país não participará de jogos na Rússia em nenhum futuro próximo.
Sanções
A Rússia sofre uma com uma série de sanções nos últimos dias. Após registrar mais uma desvalorização histórica na moeda, os russos decidiram manter a bolsa de valores fechada na manhã desta segunda-feira e prevê abrir seu mercado financeiro talvez à tarde, oito horas depois do horário usual, de 7h, nesta segunda-feira (28/2).
Nesta segunda, o rublo iniciou a sessão cotado a 118,6 por dólar, com uma queda de 40%. Na sexta-feira (25/2), a moeda já tinha registrado queda expressiva, de 28,77% no valor.
Desde então, novas sanções foram decididas, como a exclusão de bancos da Rússia do principal sistema bancário global, conhecido pela sigla Swift. Sem esse mecanismo, os russos ficam impossibilitados de receber e enviar dinheiro para fora do país. Isso dificulta negociações internacionais, como de importação e exportação, asfixiando a economia do país.
[ad_2]
Fonte Notícia