Casal chileno comemora primeiro casamento gay da história do país
[ad_1]
Após mudanças na legislação chilena no fim do ano passado, nesta quinta-feira (10/3) dois homens gays se tornaram o primeiro casal do mesmo sexo a se casar legalmente no Chile.
Antes disso, a partir de 2015, apenas uniões civis entre casais homoafetivos eram reconhecidas, não casamentos.
Ao lado de seus dois filhos pequenos, Javier Silva e Jaime Nazar, que estão juntos há sete anos, casaram-se no cartório do Serviço de Registro e Identificação Civil do Chile, no bairro da Providencia, em Santiago, capital do país.
Javier e Jaime são os primeiros homens a se casar na história do ChileAP/Natacha Pisarenko

Jaime Nazar, à esquerda, e Javier Silva, se olham durante uma coletiva de imprensa em Santiago, no ChileAP/Natacha Pisarenko

Casal e integrantes do Movimiento de Integración y Liberación Homosexual (Movilh) seguram a bandeira do movimento de direitos LGBTQIA+Twitter/

Aprovação da legislação que garante direitos legais para casais do mesmo sexo é um marco para o paísReprodução/ Twitter

Ele se casaram nesta quinta (10/3), em Santiago, capital do ChileREUTERS/Ivan Álvarado
0
“Nunca imaginamos que este momento iria chegar no Chile. Que maravilhoso sentir que estamos vivendo a mudança e que somos partes dessa mudança, e que o futuro do Chile será muito melhor”, disse o noivo Jaime Nazar.
Após assinar os papéis, Javier Silva, marido de Jaime, disse que o momento “é um passo muito importante para o país”.
O ministro da Justiça, Hernán Larraín; a vice-secretária de Direitos Humanos, Lorena Recabarren; o diretor do Movimiento de Integración y Liberación Homossexual (Movilh), Rolando Jiménez; e a presidente da Fundación Iguales (grupo de direitos LGBTQIA+), Isabel Amor, foram alguns dos presentes na cerimônia.
[ad_2]
Fonte Notícia