Como trocar o óleo do seu carro

Publicidade

[ad_1]

Uma troca de óleo é um procedimento de manutenção de rotina que todo carro, novo e antigo, exige – mas pode ser uma tarefa assustadora para quem nunca completou uma antes. As trocas de óleo, no entanto, são essenciais – elas reduzem o desgaste do motor, aumentam a vida útil do motor e fornecem a lubrificação necessária para garantir que seu carro funcione com eficiência máxima.

E a melhor parte sobre as trocas de óleo? Você pode fazê-los sozinho.

Isso pode parecer uma tarefa impossível, mas com a preparação e compreensão corretas, você pode economizar tempo e dinheiro enquanto mantém seu veículo em ótimas condições.

Como verificar o óleo do seu carro

Verificar o óleo do seu carro é um processo relativamente fácil. Primeiro, certifique-se de que seu carro esteja estacionado, desligado e tenha tempo para esfriar. Você vai abrir o capô, então não quer correr o risco de se queimar com o motor quente.

Publicidade

Uma vez pronto, abra o capô do carro e encontre a vareta. Limpe-o rapidamente e insira-o de volta no tubo completamente. A partir daqui, remova a vareta mais uma vez para avaliar onde está a linha de óleo – muitas vezes, você notará indicadores na vareta informando se o nível de óleo está alto ou baixo.

Se o nível do óleo estiver abaixo do marcador ‘baixo’, é hora de trocar o óleo. Além disso, se houver discrepâncias na cor do óleo – se for leitoso ou contiver partículas de metal flutuantes, talvez seja hora de chamar um profissional.

Você pode trocar o óleo do seu carro sozinho?

Sim, trocar o óleo do seu veículo você mesmo pode ser uma maneira econômica de manter o funcionamento do seu motor sem precisar levá-lo a uma oficina ou concessionária. Pode parecer complicado no começo, mas com este processo passo a passo, você pode ter certeza de que está trocando seu óleo com segurança e eficácia.

O que você precisa para uma troca de óleo?

Depois de decidir trocar o óleo por conta própria, é hora de reunir suas ferramentas. Todas essas ferramentas são comuns e podem ser facilmente encontradas – em sua garagem ou em uma loja local.

As ferramentas incluem:

Publicidade

  • chave inglesa
  • chave de filtro de óleo
  • Panela de drenagem
  • Funil
  • Luvas
  • Jack (dependendo da altura do carro)2

Além das ferramentas necessárias para realizar o trabalho, também existem alguns materiais adicionais necessários para concluir o trabalho.

Claro, você precisará do óleo – dependendo do seu veículo, você escolherá entre totalmente sintético, uma mistura sintética, óleo convencional e óleo de motor de alta quilometragem. Você também precisará de um filtro de óleo e uma arruela de dreno de substituição.

Você sabe que tipo de óleo deve usar? Confira nosso guia útil de óleo de motor para descobrir.

Como fazer uma troca de óleo

1. Prepare seu carro

Ao iniciar a troca de óleo, é importante preparar seu veículo e sua área. Isso exigirá que você funcione o motor por um curto período de tempo antes de começar, garantindo que o óleo e o motor estejam quentes, mas não muito quentes para queimar.

Este também é o momento em que você pode utilizar seu macaco se a folga sob o capô não for suficiente para você caber embaixo.

Em seguida, você vai querer remover a cobertura que protege o bujão de drenagem de óleo do motor e o filtro.

2. Localize o filtro e o bujão de drenagem

Agora que você tem acesso à área, você deve localizar o filtro e o bujão de drenagem. Alguns carros têm o plugue e o filtro próximos, enquanto outros os têm mais afastados. Você também pode ter um filtro de cartucho de montagem superior, que requer uma etapa adicional para remover o filtro. Mas é melhor primeiro ficar de olho na área para que você possa continuar.

Antes da próxima etapa, verifique se há vazamentos na área, pois isso pode sinalizar problemas maiores.

3. Desconecte e drene

Agora é hora de mergulhar. Certifique-se de ter seu balde pronto para capturar o óleo antigo e começar a abrir.

Comece usando sua chave para remover o bujão de drenagem lentamente. Ao remover o bujão, certifique-se de segurá-lo enquanto o óleo começa a drenar. Esse processo pode levar alguns minutos, por isso é importante ser paciente.

4. Remova o filtro antigo

O próximo passo no processo de troca de óleo é remover o filtro de óleo – este é o elemento cilíndrico conectado ao motor. Aqui é onde você provavelmente usará sua chave de filtro para remover lentamente o filtro – o óleo será drenado, então não se assuste.

Depois que todo o óleo for drenado, você poderá remover completamente o filtro antigo e começar com a nova substituição.

5. Substitua o bujão de drenagem e o filtro

Antes de adicionar o novo filtro, é hora de voltar ao bujão de drenagem e substituí-lo. Certifique-se de que o plugue esteja apertado, mas não muito apertado para causar danos.

Agora, vá para o filtro. Primeiro, verifique a área para garantir que a junta do filtro de óleo antigo não foi deixada para trás. Este anel de borracha evita vazamentos e pode impossibilitar que o novo filtro se encaixe corretamente se for deixado no lugar.

Cubra o filtro com uma fina camada de óleo antes de começar a rosqueá-lo novamente. Novamente, não aperte demais.

6. Adicione óleo novo

Uma das etapas finais no processo de troca de óleo é adicionar o novo óleo.

Depois de reinstalar seu disfarce, é hora de preparar novamente seu carro. Se você levantou o veículo, traga-o de volta ao chão para poder acessar o capô.

A partir daqui, você encontrará a tampa do óleo, removê-la e usar um funil para encher o motor com a quantidade certa de óleo.

7. Teste o óleo novo

Agora é hora de testar o nível do óleo. Usando a técnica usada para testar inicialmente o óleo, verifique se o novo óleo está agora dentro dos níveis corretos. Quando for, você está feito. Tudo o que resta é descartar o óleo velho – e é isso3.

Quanto tempo leva para trocar o óleo?

Para um profissional experiente, o processo de troca de óleo pode levar de 30 a 45 minutos4. Para um iniciante, uma troca de óleo leva entre uma hora e uma hora e meia. Mas com a prática, você pode se ver bem no caminho para um tempo de resposta mais rápido.

Com que frequência o óleo deve ser trocado?

Existem muitas escolas de pensamento diferentes quando se trata de quando você troca o óleo. Alguns dizem que a cada 3 meses de 3.000 milhas, enquanto outros dizem para esperar até 7.500 a 10.000 milhas5. No entanto, para ter certeza, consulte o manual do proprietário do seu carro para o que o fabricante recomenda.

Mas o intervalo de tempo entre as trocas de óleo também depende do tipo de óleo usado.

A maioria dos tipos de óleo dura entre 7.500 a 10.000 milhas, mas os óleos sintéticos podem durar muito mais, até 15.000 milhas6 entre as mudanças.

A manutenção de rotina do carro é importante

As trocas de óleo são importantes e são mais fáceis do que você imagina. Mas trocar o óleo do seu carro é apenas um aspecto da manutenção do veículo – e todos são vitais para um desempenho seguro, eficaz e eficiente. Tornar a manutenção do carro uma parte rotineira do ciclo de vida do seu veículo garantirá que ele resista aos testes do tempo – explore essas dicas adicionais de manutenção do carro para começar.

Se a manutenção do carro não for suficiente, é importante que você esteja coberto por uma apólice de seguro auto abrangente, atendendo às suas necessidades exclusivas. Consiga seu cotação de seguro de todo o país hoje.

1https://www.firestonecompleteautocare.com/blog/oil-change/how-to-check-your-oil/Acessado em setembro de 2021.
2https://www.consumerreports.org/car-maintenance/things-to-know-about-oil-changes-for-your-car-a9532249359/Acessado em setembro de 2021.
3https://www.caranddriver.com/features/a28246625/how-to-check-engine-oil/Acessado em setembro de 2021.
4https://www.toyotaofdanvers.com/how-long-does-an-oil-change-take-danvers-maAcessado em setembro de 2021.
5https://www.consumerreports.org/car-maintenance/things-to-know-about-oil-changes-for-your-car-a9532249359/Acessado em setembro de 2021.
6https://www.oxmoortoyota.com/service-center-home/service-tips/how-often-to-change-synthetic-oil/Acessado em setembro de 2021.

Isenção de responsabilidade:
As informações incluídas são projetadas apenas para fins informativos. Não é um conselho legal, fiscal, financeiro ou de qualquer outro tipo, nem substitui tal conselho. As informações podem não se aplicar à sua situação específica. Tentamos garantir que as informações sejam precisas, mas podem estar desatualizadas ou até imprecisas em algumas partes. É responsabilidade do leitor cumprir todas as regulamentações locais, estaduais ou federais aplicáveis. A Nationwide Mutual Insurance Company, suas afiliadas e seus funcionários não oferecem garantias sobre as informações nem garantia de resultados, e não assumem nenhuma responsabilidade em relação às informações fornecidas. Nationwide, Nationwide está do seu lado, e o Nationwide N e Eagle são marcas de serviços da Nationwide Mutual Insurance Company. © 2021 em todo o país.

[ad_2]

Publicidade