Dow Jones removerá todas as ações da Rússia do índice na bolsa

Publicidade

[ad_1]

A companhia norte-americana S&P Dow Jones anunciou, nesta sexta-feira (4/2), que vai retirar todas as ações listadas ou domiciliadas na Rússia de seus índices na bolsa de valores. A medida entra em vigor a partir da próxima quarta-feira (9/3).

A S&P Dow Jones administra o S&P 500 e a Dow Jones Industrial Average. De acordo com a instituição, a Rússia também será desclassificada como mercado emergente e passará a ser encarada como grupo independente.

A medida busca endurecer o cerco ao governo de Vladimir Putin, que entra no décimo dia de invasão ao território ucraniano. A remoção de ações russas também vai afetar certificados de depósito russo-americanos (ADRs).

Dezenas de empresas russas já haviam sido suspensas da Bolsa de Valores de Nova York durante a semana. Os índices geridos pela S&P Dow Jones são amplamente utilizados. Uma vez que uma empresa é retirada deles, a compra das ações têm queda brusca, o que motiva também uma diminuição no preço.

Oligarcas na mira

Publicidade

Na tentativa de reduzir o poder econômico da Rússia em meio à guerra, o presidente norte-americano Joe Biden anunciou uma série de sanções voltadas para oligarcas russos. Além de restrições econômicas, os norte-americanos vão suspender os vistos desses indivíduos e proibi-los de viajar para seus territórios.

Homens estupendamente ricos, com influência no governo e quase intocáveis, os oligarcas russos, multibilionários poderosos, entraram na mira das sanções econômicas. Fortunas bloqueadas, proibição de viajar e confisco de bens têm sido “restrições” impostas pela comunidade internacional a esses magnatas.

Recheio de bilhões

São banqueiros, empresários, donos de time de futebol com contas bancárias recheadas com bilhões – em qualquer moeda que se pensar. Além do dinheiro, o acesso direto ao Kremlin, sede do governo russo, aumenta o poder na sociedade.

O termo foi cunhado para os russos que, se aproveitando do colapso da União Soviética e da subsequente transformação caótica e descontrolada da sociedade russa em capitalista, tomaram bens do Estado a preços irrisórios e fizeram imensas fortunas com isso nas ex-repúblicas soviéticas. Viraram uma espécie de casta superior da “nova Rússia”.

0

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade