Estudo revela quanto tempo de exercícios fazer por dia para viver mais

Publicidade

[ad_1]

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão, mostra que entre 30 e 60 minutos de exercícios de fortalecimento muscular por semana – o equivalente a 9 minutos por dia – são suficientes para melhorar a saúde geral e reduzir o risco de morte na juventude.

Atividades cotidianas, como carregar compras pesadas ou limpar o quintal de casa, podem ser tão benéficas quanto levantar peso na academia, de acordo com o trabalho publicado nessa segunda-feira (28/2), no British Journal of Sports Medicine.

A análise partiu de 16 estudos realizados no Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Escócia e Austrália. Os voluntários tinham idades entre 18 e 97 anos e foram acompanhados por dois anos.

De acordo com os resultados, o risco de morte prematura entre as pessoas que se movimentam é entre 10% e 17% menor do que o verificado em pessoas sedentárias.

Publicidade

Veja as melhores dietas para a saúde do coração:

0

“A redução máxima do risco de morte, doenças cardíacas e câncer foi obtida com aproximadamente 30 a 60 minutos por semana de atividades de fortalecimento muscular”, escreveu Haruki Momma, coautor do estudo

Uma hora semanal de atividades de fortalecimento muscular também foi relacionada à diminuição drástica do risco de diabetes.

Quando a prática é combinada a atividades aeróbicas, como andar de bicicleta, correr ou caminhar rápido, os riscos de doenças cardiovasculares caem 46%, de morte por qualquer causa são reduzidos em 40% e o de câncer em 28%.

Os pesquisadores apontaram que, apesar dos resultados positivos, todos os estudos foram observacionais e os dados disponíveis são limitados.

[ad_2]

Source link

Publicidade