Putin impede cidadãos russos de enviar dinheiro ao exterior

Publicidade

[ad_1]

O presidente russo Vladimir Putin proibiu, nesta segunda-feira (28/2), todos os residentes no país de transferir moeda estrangeira para o exterior.

A medida radicaliza o controle de capitais e foi anunciada junto com um pacote de respostas às sanções anunciadas pelos Estados Unidos e pela Europa após a invasão da Ucrânia.

O decreto foi emitido pelo Kremlin e prevê que pagamentos em moeda estrangeira sob contratos de empréstimo a não residentes da Rússia estarão proibidos a partir desta terça-feira (1º/3).

O banco central também emitiu um esclarecimento, dizendo que a proibição “cobre apenas novos empréstimos e não o serviço da dívida existente”.

Publicidade

Antes, os EUA e aliados impuseram sanções aos maiores bancos da Rússia, incluindo o banco central, e limites a bilionários e altos funcionários, incluindo o próprio Putin. Além da Rússia, as sanções abrangem as relações com a Bielorrússia, considerada aliada de Putin.

Há um esforço para impedir que a Rússia use as reservas cambiais para amortecer sua economia. Os movimentos provocaram uma queda acentuada do rublo e forçaram o banco central a tomar medidas de emergência para estabilizar o mercado.

0

 

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade