Swift diz aguardar nomes de bancos russos que serão banidos do sistema

Publicidade

[ad_1]

O sistema Swift afirmou estar aguardando que as autoridades enviem a relação de bancos russos que sofrerão sanções em resposta à invasão da Rússia à Ucrânia.

A União Europeia, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Canadá e o Reino Unido acertaram a remoção de alguns bancos do país com o propósito de atrapalhar a capacidade financeira de operação global dos russos.

“Estamos conversando com essas autoridades para entender quais entidades serão submetidas a essas novas medidas e vamos desconectá-las assim que recebermos instruções legais para fazê-lo”, informou o Swift nesta terça-feira (1º/3), segundo a agência de notícia Reuters. “Sempre cumpriremos leis de sanções aplicáveis”, disse o comunicado.

Sem essa tecnologia, os russos ficam impossibilitados de receber e enviar dinheiro para fora do país. Isso dificulta negociações internacionais, como de importação e exportação. Além de instituições financeiras privadas, o Banco Central da Rússia ficou proibido de acessar suas reservas internacionais e de liquidar ativos, anunciou a Comissão Europeia.

Publicidade

Swift significa Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais. É um sistema criado em 1973 para permitir a troca de moedas entre países. O Swift reúne cerca de 11.000 instituições financeiras de mais de 200 países.

Rússia x Ucrânia: entenda conflito entre países que já foram uma nação

0

[ad_2]

Fonte Notícia

Publicidade